Você já pensou que pode estar perdendo clientes e vendas por detalhes que poderiam ser evitados?
Todas nós estamos, constante e inconscientemente, cometendo erros. Isso faz parte da nossa caminhada pessoal e empreendedora. O segredo dos vencedores está, também, em se corrigir constantemente. Tudo nasce, primeiro, dentro de nós. Então, que tal fazermos uma auto-avaliação?
Pensando nisso, preparamos para você uma checklist para um atendimento de revenda de melhor qualidade, para te ajudar a realizá-lo de forma mais satisfatória, a fim de gerar mais vendas e captar mais clientes, de forma natural.
São 20 dicas para você se avaliar e, se você faz alguma dessas coisas, não se apavore. Apenas reveja e, a partir de agora, busque outras alternativas.
Vamos lá!?
1. Não minta para as suas clientes. Elas podem perceber, ou então, acabar descobrindo a verdade depois. A confiança é a base para qualquer relação, inclusive entre vendedora e cliente!
2. Não julgue a pessoa que você estiver atendendo por sua forma de se vestir e de falar, mesmo que sem palavras para expressar isso. Novamente, ela pode perceber através de outras comunicações. Esteja aberta às diferenças.
3. Não deixe uma cliente olhando as peças sem se dispor a auxiliá-la. Se ela estiver só olhando e não precisar da sua ajuda, pelo menos deixe-a ciente de que você está à disposição, caso ela venha a precisar em algum momento.
4. Não se esqueça que o sorriso e a boa vontade fazem parte do atendimento. Seja simpática e deixe sua cliente à vontade. Isso ajuda a construir uma relação e a fidelizar clientes!
5. Tenha uma conversa natural, usando suas próprias qualidades. Não force uma personalidade que não é sua, isso pode trazer um clima de falsidade ao atendimento.
6. Não critique um gosto em semijoias diferente do seu.
7. Não mostre somente peças que você ache que combinem com ela ou que caibam em seu bolso. Você pode se surpreender.
8. Não fale demais sobre si mesma – o foco é ela. Compartilhar experiências e criar uma conversa pode ser uma ótima forma de estabelecer uma relação de fidelidade, mas cuidado para não tirar a atenção do que a sua cliente precisa.
9. Não negligencie sua aparência. Semijoias tem tudo a ver com comunicação visual e autoestima. Sua imagem falará sobre sua competência em ajudá-la nessa área.
10. Não fale mal dos seus concorrentes. Isso estará falando mais sobre seu caráter do que deles mesmos. Conquiste a sua cliente porque você é boa no que faz! Quem confia no próprio taco não diminui os outros.
11. Não use um estilo de peça que você não revenda. As suas clientes podem se inspirar em você. Seja a modelo das suas peças! Mesmo que não tenha exatamente aquela peça, pode mostrar a ela algumas opções similares.
12. Não se refira a bijuterias de forma pejorativa, você não sabe o que sua cliente tem usado. Apesar de serem de qualidade inferior, ela tem suas vantagens e tem quem goste, então tome cuidado para não ofendê-la sem saber.
13. Não valorize apenas a oportunidade de venda, valorize a pessoa. Se as suas clientes te escolheram, entre tantas pessoas, é porque te valorizam também. Deixe claro para elas que é recíproco e que você as aprecia.
14. A valorização do produto começa na apresentação. Não apresente de forma desleixada. Se você é uma vendedora-sacoleira, ou seja, que carrega seus produtos, não deixe de colocá-los em uma caixa, maleta ou sacola especial, bem bonita. Além disso, deixe tudo bem organizado dentro da caixa. Os olhos já começam a fazer a leitura do quanto deve valer a sua mercadoria.
15. Tenha diferentes formas de pagamento. Dê opções para as suas clientes, para que elas possam escolher a que fica mais confortável. Por incrível que pareça, a falta de variedade pode acabar sendo o motivo para você perder a sua venda.
16. Não finalize o atendimento se perceber que ela não está satisfeita! Caso você não tenha as peças que ela está procurando, diga a ela que vai buscar opções e trazer para ela, se for possível.
17. Sempre peça os contatos das suas clientes, de forma natural, para deixar um canal aberto entre vocês. Tenha uma lista de transmissão no whatsapp ou telegrama e pergunte a ela se gostaria de entrar para receber uma mensagem quando chegarem novidades. E, caso você tenha uma lista, não encha de mensagens!
18. Envie uma mensagem pós-venda, se dispondo a atendê-la caso surja alguma dúvida. Estar à disposição faz toda a diferença.
19. Nunca coloque a culpa de algum problema nos seus fornecedores ou em terceiros. Ao invés disso, busque solucionar o problema. Isso vai deixar uma impressão muito melhor para a sua cliente.
20. Não desista de atender uma cliente se não tiver o que ela procura. Tente colocar o produto desejado em sua próxima compra com os fornecedores, sem muita demora e, se conseguir, avise-a. Ela irá valorizar seu esforço.