You are currently viewing Como dominar a combinação de cores?

Para formar um look harmônico e equilibrado, uma boa combinação de cores é indispensável. 

As cores têm o poder de mudar o tom de um look. Uma peça em tons sóbrios e clássicos pode ser mais elegante e apropriada para ambientes mais formais. Por outro lado, a mesma peça em cores mais vibrantes, por exemplo, será mais casual e terá outro propósito. Determinadas combinações podem ser mais joviais e outras mais maduras. As cores mudam tudo! 

Por isso, como revendedora de semijoias, é importante conhecer as técnicas de combinação, não apenas para poder auxiliar as suas clientes, mas também para aplicar em si mesma e ser uma referência para elas!

Quando se trata de combinar as cores, a famosa “roda de cores”, também conhecida como círculo cromático, será sua grande aliada. 

Ela é formada pelas cores primárias, secundárias e terciárias, e vai te permitir ousar mais e fazer combinações inesperadas, que mostram que você realmente entende do assunto! Vamos entender como usá-lo e quais são as possibilidades.

 

Combinação complementar: entre duas cores que estão posicionadas em lados opostos do círculo, formando um alto contraste. São combinações mais vibrantes, usadas para dar mais destaque ao look. 

 

 

 

Combinação análoga: são usadas de duas a três cores, localizadas lado a lado na roda, com contraste mais baixo. Geralmente, este tipo de combinação tende a ser mais elegante. 

 

 

 

Tríade: combinação de três cores que têm, entre si, a mesma distância no círculo. O contraste entre elas é alto, formando combinações vibrantes e vistosas.

 

 

 

Fenda: também forma um triângulo, mas com dois lados maiores. O contraste entre as cores é médio ou baixo. Para fazer uma combinação em fenda, primeiro se escolhe as duas cores complementares e, depois, a terceira cor.

 

 

 

Retângulo: é preciso ter cuidado com o equilíbrio ao usar as combinações de quatro cores. Este tipo de combinação apresenta um alto contraste entre cores vibrantes, formando um look vistoso.

 

 

 

Quadrado: usa-se quatro tonalidades com a mesma distância no círculo cromático, que apresentam muita harmonia entre si. Neste tipo de combinação sempre há duas cores complementares, trazendo alto contraste e combinações vibrantes. É muito usada para fazer estampas.

 

 

 

Gostou de aprender sobre o círculo cromático? É importante lembrar que ele não deve ser uma prisão, e sim um aliado. As cores neutras, como o preto, não estão presentes nele e podem te ajudar a tornar os seus looks em combinações ainda mais harmoniosas. E vale lembrar, também, que as imagens são meramente ilustrativas e representam apenas uma possibilidade dentro de cada tipo de combinação possível! Para facilitar ainda mais o uso da roda, você pode utilizar sites que geram combinações automáticas, gratuitamente, como o Adobe Color ou o Canva!

Experimente e, se tiver dúvidas, entre em contato conosco!