A colorimetria e a coloração pessoal são o estudo por trás das cores que valorizam diferentes tons de pele, e que podem ser usadas a nosso favor, tanto na vida pessoal, quanto na venda de produtos e acessórios.
Antes de qualquer coisa, é importante entender que cada pessoa faz parte de uma cartela de cores específica. Isto é, cada pessoa tem tons de cor e aspectos que mais valorizam o seu tom de pele. Apesar de não ser possível, na maioria das vezes, dizer qual é a cartela de alguém apenas ao olhar para a pessoa, muitas mulheres já fizeram o teste de coloração pessoal com uma profissional.
Se este for o caso, é importante ter algum conhecimento da colorimetria, para ajudar as suas clientes a selecionar as peças que mais valorizam a sua beleza, com base na sua cartela.
Quais são as cartelas?
Elas são divididas nas quatro estações do ano, e consideram a temperatura (quente, neutra ou fria), a profundidade (clara ou escura) e a intensidade (viva ou opaca) das cores. No total, temos doze cartelas. Vamos conhecer um pouquinho de cada uma?
Primavera quente ou intensa:
cores quentes e intensas favorecem pessoas desta cartela, como o verde, rosa e amarelo mais vibrantes. Podem ser escuras ou claras, desde que tenham aspecto vivo. Para os acessórios, o dourado é muito indicado.
-> Pessoas com subtons quentes e alto contraste entre o tom da pele, dos cabelos e dos olhos podem fazer parte dessa cartela.
Primavera clara: tons claros e quentes, não muito intensos, são os principais indicados para as pessoas desta cartela. Costumam ficar muito bem com cores pastel e, para os acessórios, recomenda-se os prateados e dourados.
-> Peles com subtom quente, que puxam para o dourado ou pêssego, e de baixo contraste com os olhos e cabelo, tendem a fazer parte desta paleta.
Primavera pura: tons quentes e com alta intensidade são mais indicados, principalmente aqueles com o fundo amarelado. Por este motivo, nos acessórios, o dourado costuma valorizar mais.
-> Abrange pessoas com cabelos de tom quente, assim como o subtom da pele, formando um contraste baixo ou médio.
Verão puro: tons frios, com fundo azulado, com baixo contraste e não muito vibrantes são os ideais para pessoas dessa cartela. Nos acessórios, a prata costuma valorizar mais.
-> Geralmente, pessoas desta cartela têm pele clara com fundo rosado e contraste médio com a cor dos olhos e cabelos.
Verão suave: cores frias, opacas e de baixa intensidade são as mais interessantes para as pessoas que pertencem a cartela verão suave. Nos acessórios, podem optar pelo prateado ou dourado no acabamento.
-> Tende a incluir pessoas com pele clara e fundo rosado, incluindo negros de pele clara, e alto contraste com a cor dos olhos e cabelo.
Verão claro: apesar de contemplar tons claros e frios, como as outras cartelas da estação, essa cartela contempla cores mais intensas e, por isto, mais vibrantes em comparação com as outras duas. Nos acessórios o prateado ou dourado caem bem.
-> Abrange pessoas de pele clara e fundo rosado, mas de baixo contraste com a cor dos olhos e cabelo.
Outono puro: cores quentes e opacas, mas com intensidade média, são as que mais valorizam pessoas dessa cartela. Não são nem tão claras, e nem tão escuras. Nos acessórios, o dourado tende a favorecer mais.
-> Costuma abranger pessoas com cabelos e olhos muito mais escuros do que o tom da pele. Pessoas com contraste médio escuro, especialmente negras, também podem ser desta cartela.
Outono suave: tons quentes e de intensidade média compõem a paleta das pessoas que pertencem à outono suave. Nos acessórios, acabamentos dourados e prateados são boas opções, em conjunto com as outras cores.
-> Peles com subtom amarelado e opaco, com baixo contraste, podem estar nessa cartela.
Outono profundo: composta por cores quentes e escuras. Como a intensidade é a terceira característica da paleta, há maior flexibilidade para usar tons vibrantes e opacos. O prateado e o dourado são boas opções para os acessórios.
-> Geralmente, as pessoas dessa cartela tem contraste alto, com cabelos escuros e a pele com subtom acobreado.
Inverno puro: a principal característica da cartela são as cores frias, intensas e escuras. O contraste tende a favorecer pessoas que fazem parte do inverno puro. A prata costuma ser a melhor opção para os acessórios.
-> Abrange pessoas com altíssimo contraste entre a pele e a cor dos olhos e cabelos.
Inverno intenso: cores frias e vibrantes são as principais da cartela e, por isso, contempla tons claros e escuros. Para o acabamento dos acessórios, tanto o prateado quanto o dourado são boas opções.
-> Geralmente, pessoas desta cartela têm subtom amarelado e contraste médio entre a pele e os olhos / cabelo.
Inverno profundo: tons escuros, frios e brilhantes fazem parte desta cartela. Já que a intensidade é a característica menos marcante, tons opacos também podem ser usados, desde que sejam escuros e frios.
-> Pessoas com contraste alto, com olhos e cabelos escuros e brilhantes, assim como a pele brilhosa, tendem a fazer parte desta cartela.
Imagens: Digitale Textil